A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta os acidentes de trânsito como a maior causa de morte violenta entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.
No Brasil, estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) demonstram que a situação não é diferente: o acidente é a principal causa de morte, mutilação ou incapacitação de jovens brasileiros.
No ano passado morreram em Curitiba 23 jovens com idades entre 15 e 29 anos no local do acidente de trânsito. O número corresponde a 30% de todas vítimas fatais, de acordo com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran).
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Especialistas afirmam que os acidentes de trânsito envolvendo jovens estão, na maioria, relacionados com bebida alcoólica e outras drogas.
A maioria dos acidentes fatais com jovens ocorre à noite ou nas primeiras horas da manhã, especialmente nos fins de semana, quando a possibilidade de eles estarem sob o efeito de algum tipo de droga é maior.
Além das ocorrências dirigindo veículos, os jovens também sofrem acidentes em outras condições relacionadas ao trânsito, como atropelamento ou na condução de bicicletas, por exemplo.