O Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD) iniciou nesta segunda-feira o levantamento das zonas onde existem eleitores com necessidades especiais. Para isso, os interessados deverão ligar para o CMPPD e informar as zonas e as seções onde vão votar na próxima eleição, que ocorre em outubro.
A listagem será encaminhada à Justiça eleitoral que se comprometeu em trocar os locais de votação que impeçam o acesso de cadeirantes, além da adaptação de urnas eletrônicas com dispositivo sonoro para portadores de deficiência visual. A medida vai garantir o direito do voto e o sigilo da escolha dos candidatos.
As pessoas com deficiência, acima de 16 anos, que se interessarem em votar em urnas sonoras ou trocar a seção onde votam podem ligar para o telefone 3322-0963 e informar o nome, a seção e o a zona de votação até a segunda quinzena de março. Martinha afirmou que, em abril, a listagem com a relação de todas as pessoas será enviada a Justiça eleitoral para que faça as adaptações.