O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná iniciará ainda em novembro o cadastramento de eleitores de Curitiba, para uso da urna biométrica, que usa identificação de eleitores por meio de impressões digitais.
"Curitiba será a primeira capital brasileira a usar este sistema, já nas próximas eleições, em 2010. Por isso pedimos apoio à Prefeitura, para divulgação nas escolas e também para ceder servidores para colaborar no processo de cadastramento", disse o desembargador Jesus Sarrão.
O sistema biométrico de identificação do eleitor, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em testes de desempenho há mais de um ano e já foi usado em eleições em pequenas cidades. Nesta primeira etapa, em Curitiba, um grupo de 95 mil eleitores, pertencentes à 176ª Zona Eleitoral, que envolve os bairros do Prado Velho, Parolin e Guaíra, poderão votar por meio deste sistema. Estima-se que, em oito anos, todos os eleitores brasileiros poderão votar em urnas biométricas, tornando o sistema ainda mais seguro, porque elimina a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Para fazer o recadastramento, o eleitor precisará comparecer à sede do Tribunal Regional Eleitoral, na Rua João Parolin, 55, no bairro Prado Velho, portando a Carteira de Identidade, um comprovante de endereço e o título de eleitor. O prazo de cadastro deve ser aberto no final de novembro e terminar em 5 de maio. O novo sistema usa um equipamento para fotografar os eleitores e coletar impressões digitais.