Na terça-feira (19), a Infraero deu início ao processo de contratação da empresa que fará os estudos preliminares da construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A empresa vencedora da licitação fará o estudo da obra a um custo de R$ 1,5 milhão.
Segundo a Infraero, a empresa ainda precisa passar por uma fase mais burocrática para entregar documentos e comprovar a capacidade para realizar o serviço no terminal aeroviário. Após finalizada esta fase, terá início o estudo, com duração de 240 dias.
Depois de finalizados os estudos preliminares, a Infraero dará início ao processo de licitação para contratar outra empresa para fazer os projetos básico e executivo. Com eles é que será definida a área necessária para a construção da nova pista de pouso e decolagem e o licenciamento ambiental do empreendimento.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Após encerrar o projeto executivo e o básico, a Infraero vai lançar o edital para a execução da obra, que incluirá ainda as pistas de taxiamento de aeronaves, vias de serviço e Seção Contra Incêndio (SCI).
O Afonso Pena ainda passará por obras de reforma e ampliação, cujo contrato foi mohologado no final de janeiro. Nos próximos meses, segundo a Infraero, será emitida a ordem de serviço para o início dos trabalhos. Serão feitas oito novas pontes de embarque - que serão somadas as seis atuais - mais seis escadas rolantes (hoje são sete), além de o número de elevadores subir de oito para 23.