A ampliação de uma das pistas do Aeroporto Afonso Pena abre elenco de 22 reivindicações paranaenses para ser incluído no orçamento da União de 2007. De acordo com informações da Assembléia Legislativa do paraná, o documento será entregue ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, durante encontro a ser realizado nesta segunda-feira (28) em Santa Felicidade, Curitiba. Na ocasião o ministro também fará balanço das ações federais no Estado.
A obra no aeroporto Afonso Pena é defendida como sendo de custo relativamente baixo. O objetivo é acabar com o problema enfrentado pelas aeronaves cargueiras de grande porte, que não podem decolar com peso máximo (carga e combustível) em razão do atual comprimento da pista.
Atualmente, os cargueiros que partem do Afonso Pena necessitam fazer escala no aeroporto Viracopos (Campinas-SP) para complementação da carga e do combustível necessário para a viagem de longo curso aos mercados externos. Esta manobra traz prejuízos à logística do transporte e conseqüente aumento dos custos envolvidos.