A comunidade do município de Reserva do Iguaçu, no Paraná, contesta o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola, divulgada nesta semana pelo Ministério da Educação. Os dados mostraram que a Escola Municipal Monteiro Lobato teria obtido a pior nota: 0,1. De acordo com a diretora da escola, Eliete Morilia, existem comprovações de que esses dados estão incorretos.
Ela explica que houve um erro no repasse de informações, com a troca entre os números dos alunos aprovados pelos reprovados, o que garantiu a péssima colocação da escola. Segundo a diretora, em 2005, dos 348 alunos da escola, apenas 18 alunos foram reprovados. "Por isso que nós acreditamos que houve erro, porque as diferenças são gritantes", afirma.
Além disso, ela cita que a escola é considerada um modelo na região, e oferece aulas de reforço e classes especiais. "Nossa escola preza muito a qualidade, quem conhece a nossa realidade está indignado", afirma a diretora. Segundo a diretora, o desempenho da escola na Prova Brasil de 2005 ficou acima da média das escolas municipais do município, do estado e do Brasil.
Leia mais:

Motorista de carro morre em capotamento na PR-082 em Nova Olímpia

Três carros pegam fogo em oficina de Arapongas

Homicídios atingem menor patamar na série histórica do Paraná no 1º trimestre

Cambé começa vacinação de alunos nas escolas na próxima segunda-feira (28)
Morilia afirma que a escola já entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação e que, na próxima semana, irá procurar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para retificar os dados. Atualmente, a escola tem 380 alunos na educação infantil ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, além de turmas para educação de jovens e adultos.