Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

EUA registram quarto caso de contaminação por Antraz

Redação - Folha do Paraná
13 out 2001 às 09:55

Compartilhar notícia


Nesta sexta, a rede NBC ficou sob alerta máximo, após noticiarem a suspeita de a bactéria antraz ter contaminado jornalista da rede
- France Presse
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Nesta sexta-feira, o quarto caso de contaminação por antraz deixou os Estados Unidos em alerta máximo. Pode ser o início da primeira guerra biológica da história. O secretário de Saúde americano, Tommy Thompson, anunciou ontem em entrevista coletiva que todos os serviços sanitários estavam em "estado de alerta máximo", depois do novo caso de antraz detectado numa funcionária da rede de televisão NBC em Nova York. Os outros três foram na Flórida, com uma vítima fatal.
"Testes preliminares demostraram que um empregado da rede de televisão NBC (...) tinha desenvolvido a doença do corbúnculo, que consiste numa infecção na pele", afirmou Thompson. "Este paciente foi tratado com antibióticos e reagiu muito bem", acrescentou o secretário de Saúde. O terceiro andar do prédio da rede NBC, onde foi detectado um caso de antraz, "foi isolado e estão sendo feitas análises no local".
O bioterrorismo já é uma realidade em solo norte-americano para as autoridades. Como medida de precaução, cerca de mil pessoas devem continuar com o tratamento antibiótico contra o antraz por dois meses. "Até hoje (sexta), cerca de mil pessoas foram atentidas e tiveram receitados antibióticos", segundo os Controle e Prevenção das Doenças (CDC). Essas pessoas "devem terminar seu tratamento em 60 dias, seja qual for o resultado dos exames", acrescentou a mesma fonte. Os CDC ressaltam que os resultados negativos dos exames feitos nas fossas nasais das pessoas que trabalharam ou estiveram no edifício onde houve contaminação, em Boca Raton, não bastam para provar a ausência de contaminação da bactéria, o que justifica o tratamento com antibiótico. A bactéria isolada do antraz pertence a uma série resistente aos antibióticos, de acordo com os CDC.
Para aumentar ainda mais o temor por uma guerra biológica, um pó branco suspeito foi encontrado numa sala do Departamento de Estado americano, disse ontem o porta-voz Richard Boucher. O caso está sendo investigado por agentes do FBI. A "substância suspeita" estava numa sala do sétimo andar, isolada por motivos de segurança. "Neste momento, não há motivos para alarme", acrescentou o porta-voz. O FBI e uma equipe de especialistas em material perigoso foram chamados.
Também num avião no aeroporto internacional de West Palm Beach (Flórida, Sudeste) foi encontrado um pó branco suspeito, que causou irritação na pele de uma empregada encarregada da limpeza do aparelho. A mulher foi hospitalizada, mas segundo análises preliminares a substância "não parece ser de origem biológica", afirmou um porta-voz do condado do Palm Beach. O incidente aconteceu próximo de Boca Ratón, onde foram registrados três casos de antraz, um deles mortal.
De acordo com o vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, as ondas de contaminação biológica podem ter ligações com o suspeito dos atentados de 11 de setembro, Osama Bin Laden. "A única maneira de mostrar responsabilidade é agir considerando que poderia haver uma conexão", declarou Cheney em entrevista à rede de televisão pública PBS. "Sei que a investigação não terminou e que pode se tratar possivelmente de uma coincidência, mas eu sou cético", frisou.
No Afeganistão, as tropas anglo-saxônicas deram um dia de trégua e deixaram de bombardear os afegãos em respeito ao feriado muçulmano. As forças de oposição afegã anunciaram nesta sexta que estão se aproximando das capitais das províncias de Bamiyan e de Aibak e que é possível que consigam recuperá-las em breve, o que abriria caminho para Cabul. "Nossas forças avançam rapidamente", afirmou o porta-voz da oposição, Mohammad Ashraf Nadeem, em entrevista pelo telefone no Norte do Afeganistão. O porta-voz afirmou que as forças da oposição antitaleban se encontravam ontem a quatro quilômetros de Bamiyan, capital da província de Samangan (Norte do Afeganistão). Bamiyan fica a 130 km ao Oeste de Cabul e Aibak a 220 km ao Norte da capital.
Os talebans não reagiram na hora às declarações, feitas ao mesmo tempo em que o secretário da Defesa americano, Donald Rumsfeld, declarava em Washington que a oposição deveria intervir contra os talebans nas áreas bombardeadas pelas forças dos EUA. Forças da oposição tomaram uma capital provincial do centro do Afeganistão, e se acredita que forças do taleban no norte desertaram em direção à Aliança do Norte, informou um alto funcionário da defesa americana. O oficial confirmou informações da oposição de que a cidade de Chaghcharan, capital da província de Ghowr, foi ocupada por suas forças nas últimas 48 horas. O funcionário disse que a ação era importante porque junta as forças predominantemente xiitas de Ismail Kahn com as do líder uzbeco Rashid Dostam, ao sul de Mazar-i-Sharif. O oficial disse que os militares americanos acreditam que é "altamente possível" que algumas forças do taleban tenham desertado para as forças Tajik antitaleban no norte, perto da cidade de Kunduz.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo