Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cabe recurso

Ex-prefeito de Ibiporã é multado por descumprir repasses previdenciários em 2013

Redação Bonde com TCE-PR
12 abr 2017 às 17:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de 2013 do Município de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). As contas são de responsabilidade do ex-prefeito José Maria Ferreira (gestão 2013-2016), que recebeu duas multas administrativas do órgão de controle externo.

O parecer pela desaprovação das contas é resultado da falta de pagamento de aportes para cobertura do déficit atuarial, e da falta de repasse de contribuições patronais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao regime próprio de previdência social (RPPS).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, acompanhou parcialmente os pareceres da Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim) e do Ministério Público de Contas (MPC-PR). Ele considerou como ressalva o item relacionado às imputações de débitos ao gestor por danos causados ao erário pelo recolhimento em atraso de contribuições devidas ao INSS.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná


No contraditório, o ex-gestor comprovou o parcelamento e o pagamento dos débitos previdenciários, afastando a inconformidade.

Publicidade


O ex-prefeito José Maria Ferreira recebeu duas multas (previstas no artigo 87 da Lei Complementar Estadual 113/2005, a Lei Orgânica do TCE-PR), no valor de R$ 1.450,98, cada, em razão da falta de pagamento de aportes para cobertura do déficit atuarial e da falta de repasse de contribuições patronais ao INSS e ao RPPS. As multas somam R$ 2.901,96.


Os membros da Segunda Câmara acompanharam, por unanimidade, o voto do relator. A decisão foi tomada na sessão de 8 de março. Os prazos para recurso passaram a contar em 24 de março, primeiro dia útil após a publicação do Acórdão 60/17, na edição 1.559 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). O periódico é veiculado no portal www.tce.pr.gov.br.

Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Ibiporã. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio são necessários dois terços dos votos dos vereadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo