Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio da Onça

Fiscalização flagra desmatamento ilegal em parque no litoral do Paraná

Agência Estadual de Notícias
08 fev 2016 às 15:57

Compartilhar notícia

- Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fizeram neste fim de semana uma operação de fiscalização em uma área de invasão e desmatamento irregulares localizada no Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, no Litoral do Estado, dentro das ações do "Verão Paraná 2015/2016". As equipes de fiscalização foram acompanhadas por uma guarnição da Defesa Civil do Paraná.

Na área, de quase dois hectares, quatro pessoas foram qualificadas e notificadas. Os terrenos foram medidos e as devidas notificações lavradas. É a segunda edição da operação conjunta de fiscalização na mesma área desmatada, que deve ter entre 30 e 40 lotes, alguns ainda sem casas construídas. Os fiscais do IAP e os integrantes da Polícia Militar Ambiental já haviam visitado a região na semana passada, quando identificaram sete pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Temos que repetir a operação várias vezes, tendo em vista que nem sempre encontramos os donos das áreas. Continuaremos a ação até que todos os responsáveis sejam identificados e o intermediador da venda destes lotes seja localizado e responsabilizado conforme a lei", afirmou o subtenente Nelson Hercílio Mansani, que coordenou a ação pelo BPMA.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento


Na ação integrada, que é continuidade de outras atividades no litoral, o IAP é responsável pela notificação e multa e o BPMA, pela parte criminal. "Depois de qualificadas, as pessoas que estão promovendo o crime ambiental são autuadas administrativamente com base na Lei de Crimes Ambientais", explicou Doraci Ramos de Oliveira, coordenador do IAP no litoral durante o "Verão Paraná 2015/2016".

Publicidade


Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti
Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti


A Defesa Civil acompanhou a operação conjunta para identificar se a região é de risco, ou seja, se há riscos de alagamentos ou desmoronamento. "A ideia é parar com este crime nesta região. Por isso, continuaremos na luta, juntamente com o BPMA, para identificar estes invasores", disse Doraci.


Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti
Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti


"Há aqui uma ocupação irregular e corte da vegetação nativa para construção de casas nos lotes. Com certeza existe uma pessoa que ludibriou pessoas com problemas de habitação, e vendeu os lotes de forma ilegal", acrescentou o subtenente Mansani. "Essa pessoa responderá administrativa e criminalmente".


Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti
Divulgação/Cabo Daniel Meneghetti

As pessoas responsáveis pela ocupação irregular e desmatamento ilegal deverão revitalizar a área desmatada. "O IAP aplicará multa aos responsáveis e firmará Termo de Compromisso com estes infratores para que eles promovam a recuperação da área, feito sem o devido licenciamento ambiental", destacou Doraci.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo