Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Foz do Iguaçu

Fotografias de cegos trazem "Outros Olhares"

Redação Bonde
24 jul 2006 às 17:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa na próxima quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu a exposição fotográfica "Outros Olhares". A mostra reúne as expressões produzidas por oito deficientes visuais que participaram da Oficina de Fotografia para Cegos ministrada pela fotojornalista Áurea Cunha.

A mostra "Outros Olhares" resultou da proposta de retratar e expor um cotidiano de imagens percebidas de uma maneira não convencional por aqueles que enxergam, além de possibilitar que os que não vêem se expressassem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os trabalhos poderão ser visitados até o dia 10 de agosto. O evento traz ainda mais três atividades que convidam à discussão sobre a necessidade de inclusão dos portadores de deficiência na sociedade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento

Imagem de destaque
Atenção!

Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira


O diálogo sobre a condição dos cegos na sociedade terá como palestrante José Simão Stczaukoski, deficiente visual - coordenador do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná.

Publicidade


Uma oficina de iniciação à cerâmica, coordenada pela artista plástica Maria Cheung, e outra sobre a história da arte – com Valquíria Prates, pesquisadora de educação visual e gerente de projetos da Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de São Paulo – buscam promover a aproximação de cegos e educadores com os recursos que a subjetividade da arte pode oferecer para a construção da cidadania.


A necessidade de ultrapassar a barreira do convencional fez com que Elizabete Barreto, Guilherme da Silva, Ivonete Farias, Joaquim Cordeiro, Patrícia Céspedes, Roseli Evangelista, Salete Tomaz e Marcio Cichorski procurassem superar a falta de visão física e aquela provocada pelo preconceito.

Publicidade


Como sugere o fotógrafo esloveno Evgen Bavcar – cego desde os 12 anos - através da fotografia é possível construir e exteriorizar imagens interiores. Esta concepção motivou o grupo a se expressar. A obra de Bavcar convida à discussão sobre a manifestação de um outro olhar, mais diversificado, desafiando a cultura baseada na supremacia da visão.


Trabalho pronto, a idéia agora é propor a reflexão sobre o olhar, sobre as condições dos cegos e sobre a necessidade de inclusão destas pessoas no cotidiano. "Limites, todos nós temos", observa a idealizadora do projeto "Outros Olhares, Novos Diálogos".

Publicidade


Um meio de expressão - A fotografia, como tantos outros meios de expressão, possibilita a comunicação, a construção de identidades, o resgate de memórias. No projeto "Outros Olhares, Novos Diálogos", ela tem o papel de facilitar o contato entre histórias de vida, atuando como um código de aproximação entre videntes e não videntes.


Durante a oficina comandada por Áurea Cunha, os alunos receberam noções de arte, fotografia, comunicação, mídia, cidadania e auto-expressão. Desta experiência coletiva, brotaram fotos, auto-afirmação e um canal de comunicação alternativo através da exposição.

Publicidade


Elizabete Barreto lembra que "antes já tinha tentado tirar foto, mas cortava a cabeça das pessoas. Agora não, já estou dominando a câmera". Além da técnica, a superação também marca a experiência do grupo. "Quando eu pego a câmera, me emociono, sinto um desafio, fazendo algo que achava impossível", comenta Guilherme da Silva. "Fotografia é luz escrita", reforça Salete Tomaz.



Calendário de Atividades "Outros Olhares, Novos Diálogos"

Publicidade


Exposição fotográfica "Outros Olhares"
Data: 27 de julho
Hora: 20h
Local: Sala Antonio Cabral de Mendonça - Fundação Cultural



Palestra "Diálogos da Diversidade" – por José Simão Stczaukoski
Data: 28 de julho
Hora: 19h
Local: Teatro Elias Hauagge – UDC


Oficina "Introdução à Cerâmica" – Maria Cheung
Data: 4 de agosto
Hora: 13h30
Local: Coart


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo