Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Interior do Paraná

Fraude no transporte escolar gera ação contra empresários

Redação Bonde
24 out 2011 às 16:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Promotoria de Justiça de Castro, região de Campos Gerais, propôs denúncia criminal por fraude em licitação contra três empresários. Eles teriam agido de comum acordo para fraudar o certame de contratação de empresa de transporte escolar realizado pelo Município de Carambeí, em fevereiro de 2007.

Se condenados, os empresários podem receber pena de 2 a 4 anos de prisão e multa. Foram denunciados pelo MP, Antonio Cesar Menon de Souza, Leonildo Portela de Souza e Renato Manosso, que teria sido beneficiado pela fraude.

Cadastre-se em nossa newsletter

Conforme descreve o promotor de Justiça na ação, os três "fraudaram o caráter competitivo da supramencionada licitação mediante o emprego do seguinte expediente: uma das empresas conluiadas apresentava uma proposta inicial com valores bastante baixos e as outras duas empresas conluiadas apresentavam outras duas propostas, com valores um pouco mais elevados, porém, não maiores do que 10% da proposta mais baixa. Desse modo, buscavam garantir a existência daquele mínimo de três participantes, que concorreriam na fase seguinte, o que impediria o Pregoeiro de classificar outras empresas que tivessem feito proposta superior ao limite de 10% da menor proposta. Então, quando elas passassem, sozinhas, para a fase dos lances, bastava à empresa ‘Renato Manosso Ipiranga’ fazer um lance inferior ao menor já apresentado para se sagrar vencedor, pois as demais empresas conluiadas não fariam lance algum."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo