A fumaça que é expelida por causa de um incêndio em São Francisco do Sul (SC) chegou ao Paraná nesta quinta-feira (26), mas não causou danos nas cidades do Litoral. Segundo o Corpo de Bombeiros, a fumaça passou pelas cidades como se fosse uma névoa sem prejudicar a saúde da população.
De acordo com o tenente Tadeu Perpétuo Nunes Filho, do Corpo de Bombeiros, a fumaça está cada vez mais fraca e chegou ao Paraná com potencial de componentes químicos mais fraco. "Quanto mais a fumaça se espalha gradualmente a toxidade vai se perdendo. Ela também não chegou a invadir a cidade. As pessoas até sentem um pouco de odor, mas sem riscos", comenta.
A rede municipal de saúde recebeu algumas pessoas com sintomas de irritação ou problemas supostamente causados pela fumaça na quarta-feira (25), mas nada se confirmou. Segundo o tenente, as pessoas tinham esse sintoma por autossugestão, que ocorre quando uma pessoa pensa que é afetada por uma causa externa. Porém, até a tarde desta quinta, não havia registros de pessoas de fato atingidas pela fumaça.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Paraná e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mantêm o monitoramento da situação nas cidades litorâneas. Equipes dos Bombeiros e do Graer (Grupo Aéreo da Polícia Militar) sobrevoam o espaço aéreo de Guaratuba para ter noção de como se comporta a fumaça na chegada ao Paraná. "Depois disso poderemos ter noção se a fumaça pode ou não descer até a cidade", conta o tenente.