Servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de todo o estado paralisam os serviços nesta segunda e terça-feira (dias 2 e 3). A suspensão das atividades faz parte de uma mobilização da categoria em busca de melhorias salariais.
Com a data-base dos trabalhadores encerrada em março, o sindicato dos servidores da Sanepar (Saemac) reivindica correção real dos salários, uma vez que a companhia ofereceu 11,08% de reajuste. O índice, segundo o sindicato, refere-se apenas a inflação acumulada no ano. A paralisação é uma tentativa de evitar uma greve da categoria.
Segundo a Saemac, a Sanepar teve lucro de R$ 438 milhões em 2015, mais crescimento real de 4%, e ainda foram registrados 30% de acréscimos nas tarifas. Com esses números, argumentam os sindicalistas, não há motivos para não conceder aumento real aos funcionários.
Leia mais:
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
A Sanepar manifestou-se em nota dizendo que "respeita o direito de manifestação dos seus empregados, desde que cumpridas todas as formalidades legais, inclusive a que prevê a manutenção dos serviços essenciais aos consumidores. A empresa não encerrou as negociações com os sindicatos".
Uma nova reunião entre a empresa e dirigentes do Saemac está agendada para esta terça-feira (3), às 15 horas, em Curitiba, quando será discutido o Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.