O governador Roberto Requião sancionou a lei estadual sobre o uso de software livre no Estado do Paraná. A nova lei, de autoria do deputado Edson Luiz Praczyk, prevê que órgãos do governo e empresas estatais devem, a partir de agora, utilizar preferencialmente softwares livres.
Esses softwares são sistemas operacionais ou programas com código-fonte aberto, que reduzem os custos com licenciamentos, obrigatórios nos software proprietários, e podem ser copiados ou alterados de acordo com as necessidades do usuário.
Desde o início do ano, a Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, em parceria com a Celepar (Companhia Paranaense de Informática) vem realizando a transição para o software livre.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Essa categoria é isenta do pagamento de royalties de licenciamento para uso. Além disso, os usuários e pesquisadores podem copiar, executar e alterar os programas, que têm código-fonte aberto.
Nos softwares proprietários, os códigos-fonte são fechados e a marca detém os direitos de uso do produto, cedidos sob pagamento. Segundo a secretaria da Comunicação Social, muitas secretarias de Estado já adotaram o software livre, reduzindo significativamente seus gastos com informática.