A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística promoverá nesta segunda-feira (23), a partir das 19 horas, uma audiência pública com moradores de Pontal do Paraná e região para debater a necessidade de construir uma nova rodovia no Litoral do Estado.
Os estudos de tráfego do projeto apontam que a quantidade de veículos que utilizam a PR-412 (que passa por todos os balneários de Pontal do Paraná) deve aumentar em 57% até o ano de 2027. Hoje, a PR-412 tem na temporada de verão uma média superior a 25 mil veículos por dia e acima de 12 mil nas outras épocas do ano.
Para atender a essa demanda crescente no fluxo veículos, a proposta é construir uma nova rodovia de pista dupla entre a PR-407, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), até a região de Ponta do Poço, zona portuária do município.
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"Estamos convidando todos os moradores da região para discutir e tirar dúvidas sobre este importante projeto de obras. Vamos manter um diálogo transparente com a população, apresentando uma proposta que contribua para o desenvolvimento do nosso litoral", afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Projeto
O custo estimado inicial das obras é de R$ 309 milhões e cerca de 23 quilômetros de pistas duplas, separadas por canteiro central e acostamentos. Ao longo da sua extensão estão projetadas também vias de acesso distribuídas entre as regiões dos balneários de Primavera, Ipanema, Shangri-lá e Vila Nova. Estão previstos a construção de oito viadutos nas interseções entre a nova rodovia e as quatro vias de acesso.
PR-412
O projeto prevê também transformar a PR-412 em uma avenida urbana, a rodovia de pista simples, que atualmente é a principal rota de acesso às praias do Paraná, passaria a contar com ciclovia em toda sua extensão, estacionamentos nas laterais, calçadas para pedestres, rotatórias, além das quatro vias de acesso com a nova rodovia.
A revitalização do trecho irá aumentar a segurança dos moradores, já que boa parte do fluxo de veículos será deslocado para a nova rodovia.
Faixa de infraestrutura
A construção da rodovia integra uma parte do projeto que será discutido na audiência pública. Denominado faixa de infraestrutura, os estudos contemplam ainda a construção de uma nova ferrovia e melhorias nas linhas de transmissão de energia elétrica, saneamento, drenagem e gasoduto.
Todas as obras previstas estão planejadas no entorno da nova rodovia. A concentração em uma única faixa de infraestrutura com 23 quilômetros de extensão e 175 metros de largura irá reduzir os impactos ambientais e também diminuir os custos das operações.