Todas as licitações realizadas pelas Secretarias de Estado e outras unidades da administração direta e indireta do poder executivo devem ser divulgadas no Portal Compras Paraná. A medida está prevista no decreto número 6257, assinado pelo governador Jaime Lerner no início deste mês e já publicado no Diário Oficial.
Criado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e pelo Departamento de Administração de Materiais (Deam), o portal foi lançado em agosto, com o objetivo de contribuir para a racionalização de custos nas compras do Estado, dar mais transparência às ações do governo e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
"Esta é uma forma de fazer com que o cidadão tenha acesso, sem burocracia, às informações sobre as aquisições feitas por órgãos estaduais, junto aos fornecedores e prestadores de serviços", diz Edison Mendes, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do portal, na Celepar.
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O diretor do Deam, Eros Monteiro, lembra que o portal reúne todas as informações sobre o assunto, em um único local e em tempo real. "Desta forma, todos os preços dos produtos estão ali registrados", afirma Monteiro. "Um fornecedor, por exemplo, pode manifestar interesse em vender o produto a um preço mais baixo, permitindo ao governo aquisições mais baratas e, portanto, mais satisfatórias para o Estado", explica.
O Compras Paraná pode ser acessado pelo endereço www.pr.gov.br/compraspr.