Paraná

Governo entrega ambulâncias para reforçar atendimento do Corpo de Bombeiros

18 jan 2017 às 19:37

O Governo do Estado ampliou a frota do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) de nove municípios do Paraná. Foram investidos R$ 3 milhões na aquisição de 20 ambulâncias, que serão utilizadas para a transferência de pacientes em estado grave para hospitais de atendimento especializado. Os veículos foram entregues na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Beto Richa, em solenidade realizada no estacionamento do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba.

Em 2013, o Estado já havia investido R$ 10,8 milhões em outras 60 ambulâncias. Atualmente, o Siate conta com 75 ambulâncias, que atendem 47 municípios no Paraná. Neste lote, além de Curitiba, que recebe nove ambulâncias, Ponta Grossa (3), Maringá (1), São José dos Pinhais/Piraquara (3), Foz do Iguaçu (1), Francisco Beltrão (1), Apucarana (1) e Pato Branco (1) também terão novos veículos.


"É um grande reforço nesta área tão importante que é a saúde", disse o governador Beto Richa. "Estamos conseguindo prestar um atendimento melhor, com mais qualidade e mais humano. Apesar de crise do Brasil, o Paraná continua investindo diariamente", disse o Richa.


Os veículos, todos do modelo Master Furgão, da marca francesa Renault, são equipados com material de primeiros socorros, materiais para imunização de fratura, desfibrilador externo automático (DEA), suporte de oxigênio e outros acessórios essenciais para o atendimento de urgência e emergência.


O secretário Michele Caputo Neto lembrou que os 20 veículos vão se somar à rede Paraná Urgência, que conta também com helicópteros, que não existiam no governo anterior, e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Tudo isso faz com que se crie uma rede organizada que ajuda a diminuir o tempo de atendimento tanto do trauma como da questão clínica. Esse esforço tem ajudado a salvar vidas", disse.


Ambulâncias

Só em 2016, foram mais de 80 mil atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros. Para o comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, Coronel Juceli Simiano Junior, os novos veículos vão assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais, o que pode salvar vidas. " É evidentemente que há uma interligação entre um bom veículo e os profissionais que atendem as vitimas. A somatória desses dois fatores acaba resultando na excelência da qualidade do serviço", relatou.


Continue lendo