O Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Pontifícia Universidade Católica do Paraná recebeu R$ 82,8 mil em equipamentos médicos, doados pelo governo do Japão.
Foram dois respiradores eletrônicos para a Unidade de Terapia Intensiva e um gerador eletrocautério para o Centro Cirúrgico. ''Os novos aparelhos vão acrescentar melhoria de qualidade nos procedimentos cirúrgicos mais graves'', disse o médico Carlos Roberto Seara, diretor geral do Hospital.
Seara explicou que os dois respiradores eletrônicos serão utilizados na UTI geral. De acordo com ele, hoje a UTI do hospital está com 100% de ocupação, o que faz os aparelhos ficarem sobrecarregados. A Santa Casa dispõe de quatro UTIs com 38 leitos.
Leia mais:
Testemunhas e acusado da morte de mulher e filha no Japão começam a ser ouvidos nesta terça
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
São duas UTIs cardíacas com nove leitos cada, uma UTI coronariana com nove leitos e uma geral com dez leitos. O médico disse que o hospital não tinha respiradores eletrônicos sobressalentes e que, os que foram doados, são mais modernos.
No local também só havia um gerador eletrocautérico do mesmo modelo que foi doado. Este equipamento é usado em cirurgias para fazer a abertura da parede abdominal e toráxica, realiza o corte e já processa a cauterização.
A estrutura física da Santa Casa está passando por uma remodelação que começou no ano passado e vai se estender até 2009. Serão aplicados cerca de R$ 6 milhões a cada ano.
Segundo Seara, são necessários mais aparelhos de respiração mecânica, gerador eletrocautério e aparelho de ecocardiograma. Hoje o hospital conta com tomografia mas a ressonância magnética é terceirizada. ''Estamos trabalhando nos limites, isso faz ter sobrecarga de equipamentos'', afirmou. O diretor comentou ainda que, na média, a demanda de pacientes é 30% superior a capacidade de atendimento do hospital.
De acordo com Hirotsugu Hagiuda, cônsul geral do Japão em Curitiba, a doação foi realizada por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários, do governo japonês, que apóia projetos que visam promover o bem-estar social dos paranaenses, nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente, entre outros.
Segundo o professor Clemente Ivo Juliatto, provedor da Santa Casa, a doação representa um gesto de confiança da seriedade do hospital, que há mais de 150 anos vem atendendo à comunidade carente do Paraná e de outros estados. ''A Santa Casa é um centro avançado de novas tecnologias, que está sempre de portas abertas à população. Funciona também como centro de treinamento de preparo e de ensino da Medicina e de outras profissões da área de saúde'', explicou Juliatto.
O cônsul Hagiuda disse estar convicto que os equipamentos doados serão eficientemente aproveitados pela Santa Casa. ''Desejo que o hospital possa oferecer maior quantidade de procedimentos cirúrgicos com mais qualidade à população, assim melhorando cada vez mais os serviços prestados'', ressaltou.
A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba atende, diariamente, cerca de 700 pacientes, sendo de 75% a 80% provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cirurgia cardíaca e a cirurgia geral são os principais procedimentos realizados pelo Hospital. A Irmandade da Santa Casa existe há 154 anos e o prédio foi construído em 1880.