Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança

Governos vão implantar laboratório contra lavagem de dinheiro

Redação Bonde
13 ago 2014 às 16:14
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outro acordo firmado entre Governo do Paraná e o Ministério da Justiça foi para a implementação de um laboratório de tecnologia na Polícia Civil do Paraná contra a lavagem de dinheiro. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher o laboratório irá modernizar os trabalhos já realizados pela Polícia Civil e trabalhar com inteligência.

O laboratório irá se integrar a outras unidades do Brasil para o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros e também para detecção de práticas de lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.
O LAB-LD se originou no âmbito da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), após constatação de que as investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção envolviam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, além de sigilos telefônico e fiscal abrangendo grandes períodos, o que gerava uma grande massa de dados a ser analisada. Além disso, as investigações e análises financeiras eram conduzidas sem a necessária especialização, de forma arcaica e pouco eficiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Então, em julho de 2007, o LAB-LD do Ministério da Justiça (MJ) foi instalado da estrutura do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ).

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-090

Ponte entre Porecatu e Alvorada do Sul será interditada para obras na próxima segunda-feira (26)

Imagem de destaque
Colisão

Trecho de ferrovia em Rolândia deve ser liberado ainda nesta segunda-feira

Imagem de destaque
UEPG

Museu prepara acervo de fotos para exposição sobre o Norte Pioneiro

Imagem de destaque
Atendimento remoto

Com E-Fórum, Paraná terá novos espaços para atendimentos do Judiciário


A partir de 2009, reconhecendo o sucesso deste primeiro Laboratório, o Ministério da Justiça iniciou um processo de replicação do modelo em vários Órgãos que atuam no combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Publicidade


3. REDE-LAB


O conjunto de Laboratórios forma a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB), que nos últimos quatro anos já analisou mais de 1500 casos de lavagem de dinheiro e corrupção, tendo sido identificados cerca de R$ 20 bilhões de ativos ilícitos no Brasil e no exterior.

A principal característica desta Rede é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade