A direção da Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneguel (FFALM), de Bandeirantes (34 km a leste de Cornélio Procópio), projeta um aumento de pelo menos 50% no número de candidatos nos próximos vestibulares devido à estadualização da instituição. O decreto nº 6779 assinado pelo então governador Jaime Lerner (PFL), no dia 27 de dezembro, tornou a instituição pública e a incorporou à Universidade do Estado do Paraná (Unespar). Com a medida, o ensino nos cursos de graduação da instituição será gratuito.
O decreto beneficiou também a Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), em Loanda, e a Escola Superior de Ciências Agrárias (Esca), de Guarapuava. A FFALM foi criada em 1970 e, atualmente, oferece os cursos de agronomia, biologia, veterinária, informática e enfermagem. A instituição tem cerca de 1,3 mil estudantes e uma área total de 151,8 hectares - são 60,5 mil metros quadrados de área construída.
No último vestibular, realizado em dezembro, a direção já registrou um aumento de 100% no número de candidatos. No segundo semestre de 2002, a média anterior de 700 candidatos por vestibular foi superada pela inscrição de mais de 1500 candidatos.