Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Folha de Londrina

Hobbies que viram negócios

Chiara Papali
25 jul 2004 às 21:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Foi pelo simples prazer de voar que o apresentador de televisão Marco Antonio Gomes, de 43 anos, começou um curso de pilotagem de avião. Isso há quase oito anos. O que ele nem imaginava é que, algum tempo depois, o hobby se tornaria uma profissão - hoje, além de atuar na TV, Marquinhos, como é conhecido, também é instrutor de vôo de ultraleve em Londrina. Assim como ele, exemplos não faltam de profissionais bem sucedidos em suas áreas, mas que descobrem no hobby outras possibilidades de atuação. E o melhor - a possibilidade de ganhar dinheiro se divertindo.
Caso da dentista de Londrina Maria Helena Kley Vazzi, de 53 anos, que há pouco menos de um ano direcionou suas habilidades manuais também para o tear. ''Já bordei muito ponto cruz, muita pedraria, muito tricô, mas sempre tive vontade de trabalhar no tear, o difícil era encontrar um para comprar'', conta. Hoje, três teares depois e mais de 300 modelos de xales, echarpes, estolas e cachecóis, o difícil é conciliar tempo entre o atendimento no consultório e o turbilhão de idéias para produzir as peças. ''Quando saio do consultório, todo o tempo livre é para trabalhar no tear. Tenho muitas idéias, estou fazendo um e já elaborando outro'', conta. Já encomendou inclusive um tear mineiro, maior, e que propicia a confecção de peças diferenciadas.
O que surpreende no caso de Maria Helena é que ela começou pequeno, fazendo peças para ela mesma e para a família, nem imaginando que o hobby pudesse se transformar em negócio. ''Sou dentista, por isso tive muita dificuldade em calcular o preço das peças'', ressalta. No entanto, seus modelos não passaram despercebidos pelas amigas, que começaram a encomendar cada vez mais suas peças exclusivas (ela registra tudo o que faz para não repetir). Daí para o produto estar em lojas da cidade foi um pulo, fruto também do inegável tino comercial da dentista que já expandiu a área de atuação e vende seus xales e echarpes também em lojas de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel e Maringá.
Quando começaram os inúmeros pedidos e a grande aceitação em bazares e lojas, Maria Helena percebeu que tinha um bom produto nas mãos. Foi com esse pensamento que encheu uma mala de modelos e ''bateu na porta'' de uma grande boutique em São Paulo. E conseguiu. Vai fornecer também para essa loja (que prefere não divulgar o nome).
No caso de Marquinhos, o preço das aulas para piloto privado quase inviabilizaram o hobby. Aí o jeito ''para não deixar de lado a vontade de voar'' foi partir para a pilotagem de ultraleves. Há um ano e meio se entusiasmou com a idéia de ser instrutor, o que iria lhe proporcionar ainda mais tempo voando, e o resultado é possível ver na escola Asa Esporte, que está para formar quatro alunos. Assim, como a dentista Maria Helena, o apresentador Marquinhos nem pensa na possibilidade de escolher entre as duas atividades. ''Faço duas coisas tão legais, estou há 12 anos na televisão e a aviação é sensacional'', afirma.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo