Um princípio de incêndio nas proximidades do Morro Rochedinho, no Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, litoral paranaense, fez uma equipe do Corpo de Bombeiros passar a noite desta sexta-feira (15) de plantão.
Embora o incêndio tenha ocorrido no início da tarde, a equipe do Corpo de Bombeiros considerou mais prudente manter vigilância para evitar novos incêndios. O local atingido pertence a uma área de preservação permanente (APP).
Na noite desta sexta-feira, o tenente Mário Sergio Garcez, do Corpo de Bombeiros, disse que a situação já estava sob controle, mas que ainda havia focos de fogo no local, considerado de difícil acesso. "Se a equipe de plantão constatar que o fogo está se alastrando, estamos preparados para agir na madrugada", disse.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Não é possível ainda dimensionar a extensão e o impacto ambiental causado pelo fogo. O tenente Garcez disse à Agência Brasil que vários fatores podem ter causado o incêndio, entre eles a estiagem. "Desde março não chove na região, a baixa umidade relativa do ar e os fortes ventos registrados hoje, contribuíram para espalhar rapidamente o fogo que chegou ao cume do morro, próximo à linha férrea, a 625 metros de altitude".
Outra hipótese para o incêndio, segundo o tenente, são as fagulhas produzidas pelo atrito das rodas do trem com a linha férrea. "Pode ser também que algum passageiro tenha jogado resto de cigarro ou algum agricultor tenha realizado queimada em suas plantações", disse.
O Instituto Ambiental do Paraná e o Corpo de Bombeiros irão apurar as causas e caso seja comprovada a suspeita de que fagulhas produzidas pelo trem tenham sido a causa, os responsáveis pela manutenção da linha férrea poderão ser autuados, de acordo com informações da Agência Estadual de Notícias.