Termina quarta-feira o prazo para que as indústrias localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Iraí apresentem seus planos de controle do meio ambiente. O diretor de Controle e Recursos Ambientais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mário Sérgio Rasera, não sabe precisar quantas empresas já haviam entregue seus planos ao órgão.
"Nós vamos analisar os planos de controle ambiental apresentados e fazer um trabalho de campo para ver se todas empresas apresentaram seus projetos e se há mais medidas a tomar", diz. A partir desse primeiro cadastramento, o IAP espera fazer um mapeamento da região, definindo a número de indústrias existentes e os riscos de poluição ambiental de cada uma.
A obrigatoriedade de que essas empresas realizem um plano de controle com um diagnóstico da situação e um cronograma de obras e investimentos, quando necessários, foi determinado através do Decreto 2.200, de junho deste ano, que definiu um zoneamento de uso para a APA que abrange o Rio Iraí, fornecedor de água ao mais novo reservatório da Sanepar, o Reservatório Iraí.