18/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Em segunda instância

Justiça Federal condena motorista paranaense que utilizou CNH falsificada

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a condenação de um caminhoneiro que foi autuado portando CNH (Carteira Nacional de Habilitação) falsa no município de Paranavaí (PR). No entendimento unânime da 8ª Turma da corte, ficou comprovado que o réu sabia da inautenticidade do documento utilizado. A decisão foi proferida em sessão de julgamento do dia 31 de julho.

Divulgação/PRF
Divulgação/PRF


Conforme a denúncia oferecida pelo MPF (Ministério Público Federal), após ser abordado por dois agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o motorista teria apresentado CNH incompatível com o banco de dados do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e com divergências nos números referentes ao seu documento de identificação. O episódio ocorreu em outubro de 2014.

O juízo da 3ª Vara Federal de Maringá (PR) condenou o réu pela prática do crime de uso de documento público falsificado e fixou pena de dois anos de reclusão em regime aberto, que foi substituída por prestação de serviços à comunidade, além do pagamento de multa na quantia de R$ 2.172.

O caminhoneiro apelou ao TRF4, alegando que o documento apreendido consistiria em uma falsificação grosseira de fácil identificação por pessoa comum, e que, portanto, não caracterizaria crime.

Entretanto, a 8ª Turma negou, por unanimidade, provimento ao recurso e manteve a pena fixada pelo juízo de primeira instância.

O relator do acórdão, desembargador federal Thompson Flores, sublinhou em seu voto o resultado do laudo pericial que constatou que "o documento examinado foi considerado de boa qualidade, e devido a semelhanças visuais com CNHs autênticas, pode levar pessoas a reputá-lo como se autêntico fosse".

"Restou demonstrado pelo conjunto probatório a potencialidade lesiva do documento, não havendo falar em atipicidade da conduta em virtude de falsificação grosseira", concluiu o magistrado.
Redação Bonde com TRF-4
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Almoço do dia
Veja o cardápio do Restaurante Popular nesta sexta
18 SET 2020 às 08h09
Obituário
Falecimentos dos dias 17 e 18 de setembro de 2020 em Londrina e região
18 SET 2020 às 07h34
Informações falsas
Prefeitura de Arapongas desmente fake news sobre cadastramento habitacional
17 SET 2020 às 17h10
Saiba mais
Empresário vai disputar prefeitura de Londrina pelo PV
17 SET 2020 às 16h40
Eleições 2020
Podemos terá advogada como vice em Londrina
17 SET 2020 às 16h37
Mãe tentou salvar
Criança morre carbonizada durante incêndio em zona rural de Jataizinho
17 SET 2020 às 16h06
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados