Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sancionada nesta semana

Lei que acelera repasse às cidades atingidas por desastres no Paraná entra em vigor

Reportagem local
03 nov 2023 às 20:15
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Lei nº 174/2023, que dispõe sobre as transferências obrigatórias de recursos do Estado aos municípios paranaenses para pronta resposta e recuperação em áreas atingidas por desastres, está em vigor após ser sancionada nesta semana pelo governador Ratinho Junior (PSD). A matéria ainda cria o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).


O texto visa simplificar e tornar mais céleres os trâmites de transferência de recursos financeiros do Governo do Estado aos municípios paranaenses nos casos de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Na prática, a lei prevê que o Estado possa repassar recursos diretamente à conta de municípios que não tenham fundos similares, sem necessidade de convênios e outras providências que retardem a chegada do aporte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A lei institui também o Fecap, idealizado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que pretende agilizar a transferência de recursos, na modalidade fundo a fundo, aos fundos de natureza similar, constituídos pelas administrações municipais, garantindo maior segurança jurídica aos municípios que tiverem a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecidos pelo Estado. É mais seguro e eficiente, além de permitir também a prestação de contas pelo município.

Leia mais:

Imagem de destaque
Auxilio às vítimas

Paraná usa aviões para transporte de veterinários, medicamentos e internet para o RS

Imagem de destaque
Mobilização

Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul na coibição de crimes

Imagem de destaque
18 vagas disponíveis

Arapongas abre processo seletivo para contratação de profissionais para a área da Educação

Imagem de destaque
Região

Pedestre morre atropelado por motociclista sem habilitação na PR-218 em Joaquim Távora


“Esta é uma resposta rápida à recuperação das áreas atingidas por desastres, como as fortes chuvas que vêm assolando o Paraná nas últimas semanas. Precisamos ter rapidez no processo de tomada de decisão, quando se trata da segurança e a integridade dos paranaenses. A lei vai permitir que os recursos cheguem mais rápido aos municípios, garantindo a assistência a todos os atingidos, seja na recuperação de estradas, de pontes, da infraestrutura no geral, para que as cidades possam voltar o mais rapidamente à vida normal”, afirmou o governador Ratinho Junior à Agência Estadual de Notícias.

Publicidade


REGIME DE URGÊNCIA


A proposta do Executivo tramitou em regime de urgência na terça e foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), passando por quatro votações no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A transferência dos recursos se dará por depósito em conta específica mantida pelo ente beneficiário, em uma instituição financeira oficial. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil será responsável pela execução das despesas.

Publicidade


Ao menos 15 municípios paranaenses das regiões Sul e Sudoeste estão em Estado de Calamidade Pública homologados pelo Estado, de acordo com a Coordenação Estadual da Defesa Civil, por conta das chuvas e outros eventos climáticos ocorridos em outubro.


(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


Imagem
PR tem uma rodovia estadual liberada, 12 bloqueadas e nove parcialmente interditadas
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná informa aos usuários as condições atuais de bloqueio de rodovias est
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade