O leilão do prédio que era a sede no Paraná da antiga Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) tem leilão marcado para este sábado. No entanto, a Prefeitura de Curitiba assinou decreto incluindo o prédio como parte de um setor especial, em vez de setor estrutural, como era antes. Com isso, nenhuma reforma pode ser feita sem a anterior aprovação da prefeitura.
O decreto cria regras que impedirão reformas na fachada do prédio e também limita a utilização do espaço. Entre a área de preservação está a paisagem férrea, da antiga rede e que já é tradicional no Centro de Curitiba.
O leilão está marcado para este sábado às 9 horas, com o valor mínimo de R$ 13 milhões. Quem adquirir o imóvel pode estar perdendo o potencial construtivo que havia antes do decreto do prefeito. A decisão foi tomada porque desde abril do ano passado a prefeitura tenta uma negociação para manter o imóvel ou dar outra destinação a ele, mantendo suas características construtivas. No entanto, a antiga sede da rede foi colocada para leilão sem consulta à prefeitura.