Cerca de 420 mil alunos da rede pública de educação básica do Paraná participarão, no início de novembro, da sexta edição da Avaliação do Rendimento Escolar (AVA), levantamento bianual que mede o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
Ao todo, 3.218 escolas municipais e estaduais, em todos os 399 municípios paranaenses, participarão da prova. A adesão da rede municipal ao sistema é voluntária, mas a escola precisa ter pelo menos 50 alunos matriculados em cada série avaliada.
São testados conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa (com produção de texto), Matemática e Ciências (que no ensino médio abrange Química, Física e Biologia). A principal novidade deste ano é a inclusão de alunos da 3ª série do ensino médio, que não eram avaliados até então. Outra mudança tem relação com a aplicação das provas, que voltará a ser feita por professores da própria escola, mas de séries e disciplinas diferentes daquela que está sendo avaliada. Um coordenador externo supervisionará os trabalhos.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Os resultados da AVA são compilados em documentos que, depois, são trabalhados pela escola (professores e diretores), em conjunto com os pais dos alunos, a fim de compreender os pontos fracos e buscar alternativas para reforçar o aprendizado. Os resultados são exibidos no Boletim da Escola, que contém ainda uma pesquisa de opinião dos pais a respeito da escola, e nos Cadernos Pedagógicos, que colocam nas mãos dos professores os resultados interpretados e sugestões de trabalho em sala de aula.