Próximo do dia em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso, o programa Disque Idoso Paraná divulga relatório que aponta as denúncias de maus-tratos como a maior parte (82,6%) das denúncias recebidas pelo programa em 2006.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, o programa atendeu 4.321 ligações, 1.414 delas foram para denunciar algum tipo de infração contra os direitos dos idosos, e 1.169 dessas denúncias foram registradas como agressões, negligência, ameaças, cárcere privado, entre outros. "A violência contra o idoso é um ato intolerável. A sociedade precisa ter consciência de que os maus-tratos contra eles são crimes, e os agressores devem ser responsabilizados", defende a coordenadora do Disque Idoso Paraná e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Schirley Scremin. "O Disque Idoso é um serviço gratuito que recebe denúncias de violação dos direitos do idoso e as encaminha para o órgão responsável, além de prestar orientações e esclarecimentos sobre os direitos dos idosos previstos no Estatuto do Idoso", explica.
O Disque Idoso é um serviço mantido pelo Governo do Paraná, e coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, sigilosa ou com identificação. O telefone do Disque Idoso é o 0800-410001. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12hs e das 13h30 às 17h30.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Seminário – Nesta sexta-feira (15), às 14h30, o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso realiza o Seminário para a conscientização de toda a população sobre os direitos dos idosos, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná.
O tema será "Violência contra o Idoso", e entre os debatedores já confirmados estão a promotora de justiça, Terezinha Resende Carula, o comandante do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, tenente-coronel Roberson Bondaruk, e o juiz de Direito do 1º Juizado Especial Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Gilberto Ferreira.
Após o encerramento do Seminário, haverá uma panfletagem na Praça Osório, em Curitiba, com a intenção de conscientizar a população da capital sobre os direitos dos idosos.