''Fui fazer um download e dei com os burros n'água.'' Até bem pouco tempo atrás era preciso pelo menos duas características para entender uma expressão como essa: conhecer um pouco sobre informática e entender as nuances das expressões brasileiras.
Agora, para compreeender algumas gírias e palavras inglesas já incorporadas ao universo nacional basta ter em mãos a nova edição do Dicionário Aurélio. A versão mini do dicionário mais popular do País foi lançada na quinta, em Curitiba. Além de novo design e verbetes incorporados, o dicionário traz outra novidade: pela primeira vez é editado pelo grupo curitibano Positivo.
O grupo lança a obra depois de uma disputada concorrência no mercado editorial brasileiro. Os custos que envolveram essa negociação são mantidos em sigilo por uma questão ''estratégica'', conforme divulga o departamento de marketing do Positivo. A empresa não esconde, no entanto, os ambiciosos projetos que pretende com a inédita parceria.
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Isso porque a sexta edição do Mini Aurélio não é o único produto que leva o nome do lexicógrafo Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira. O dicionário Aurélio, também conhecido como ''Aurelião'' deve chegar ao mercado no próximo mês, também sob o selo do grupo Positivo. O lançamento do CD-Rom também está previsto para este ano.
Essa nova edição do Mini Aurélio traz mais de 100 páginas adicionais em relação a edição anterior, editada pela Nova Fronteira. O novo projeto gráfico substitui a cor vermelha das palavras pela cor azul. Além disso, a obra tem dedeiras laterais com as letras iniciais, facilitando a consulta. Verbetes em inglês, já incorporados à língua portuguesa, e algumas expressões curiosas, mas já bem assimiladas pela população, podem agora ser encontradas na obra, que chega ao consumidor pelo preço sugerido de R$ 22,90.
Leia a matéria completa na edição desta sexta da Folha de Londrina