O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu nesta quarta-feira (16) ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que o governo federal está empenhado em ajudar o Estado na recuperação dos municípios do litoral atingidos por chuvas nos últimos dias. Um levantamento preliminar feito pelas prefeituras aponta a necessidade de cerca de R$ 88 milhões. Bezerra não assegurou que todos os recursos serão fornecidos, mas propôs que haja uma associação entre os três níveis de governo. O ministro, acompanhado de Richa, sobrevoou o litoral e desceu em alguns locais.
Um levantamento mais detalhado sobre as necessidades deve ficar pronto até o fim de semana e uma quantia de dinheiro deve ser depositada na conta do governo do Estado até o fim da próxima semana. É provável que o governo federal libere uma linha de crédito especial no setor de habitação e permita a retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os municípios de Morretes e Antonina estão com decreto de calamidade pública, enquanto Paranaguá e Guaratuba têm estado de emergência. No sul do Estado, Honório Serpa também tem decreto de emergência.
Pela manhã, o governador recebeu a visita de prefeitos do litoral paranaense que relataram como ficaram seus municípios. "A situação é realmente emergencial, principalmente na área de infraestrutura e habitação", disse Richa. Em Morretes, a avaliação inicial é de que a enchente atingiu 70% da cidade, comprometendo 20 pontes e aproximadamente 250 quilômetros de estradas. "Temos comunidades que foram quase destruídas totalmente", disse o prefeito Amilton Paulo da Silva.