Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Meio ambiente

MP-PR expede recomendação sobre corte de árvores

Redação Bonde
04 out 2007 às 20:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Meio Ambiente expediu nesta quinta-feira (04), para todos os promotores de Justiça do Ministério Público do Paraná que atuam na área ambiental, uma recomendação específica sobre o corte de árvores no Estado.

O principal objetivo do MP-PR é deixar claro, sobretudo a algumas prefeituras, que cabe ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) as ações de fiscalização e licenciamento ambiental e que o autolicenciamento feito por municípios "fere os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade". Ou seja – quem cortar árvore sem a devida licença do IAP poderá ser responsabilizado judicialmente pelo Ministério Público. O documento é assinado pelo coordenador do CAOP do Meio Ambiente, procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"As árvores, mesmo as exóticas, compõem um ecossistema que já se encontra integrado a determinados locais. Nas cidades, em especial, colaboram para o conforto ambiental", afirma Saint-Clair. Na recomendação, o procurador destaca que o corte de árvores nas cidades, de qualquer espécie, nativa ou exótica, só poderá ser feito se verificada que a árvore encontra-se doente, em "condições fitossanitárias desfavoráveis". Isso deve ser comprovado por laudo de profissional habilitado e mediante autorização do IAP ou IBAMA.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos

O MP-PR ainda recomenda aos promotores que oficiem às prefeituras de suas comarcas para que apresentem um Plano de Arborização Urbana, que também deve ser submetido ao IAP e ao Ministério Público.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo