Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Superlotação na carceragem

OAB denuncia presença de presos feridos em delegacia

Redação Bonde com OAB Paraná
19 fev 2010 às 21:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Presos feridos e superlotação na carceragem foi a situação encontrada na manhã desta sexta-feira (19), por representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, durante vistoria realizada na delegacia de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A inspeção foi solicitada pelo juiz criminal e diretor do foro da cidade, José Orlando Cerqueira Bremer, após protesto de vários familiares de presos detidos no local, denunciando a situação precária.


Com capacidade para 16 detentos a delegacia abrigava 81 presos na hora da vistoria, muitos deles com ferimentos nas pernas e barriga, provocados por balas de borracha, conforme constataram os membros da Comissão da Seccional, os advogados: Isabel Kugler Mendes, Lauren Helene Kuehne, Yasmin Zippin Nasser e Guilherme Rodolfo Rittel. O promotor público Henrique César Alves Cleto e funcionários da secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária da prefeitura de Pinhais também participaram da inspeção. A OAB Paraná acompanhou a vistoria em atendimento ao pedido do juiz e do promotor da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Conforme a advogada Isabel Kugler Mendes, secretária da Comissão da Seccional, a situação é bastante grave, principalmente pela presença dos detentos feridos em um ambiente superlotado. Os ferimentos nos presos teriam sido provocados durante uma vistoria da Polícia Militar, na última semana, que teria usado tiros de bala de borracha para manter a disciplina durante a inspeção. O delegado responsável pelo local, Jairo Amôdio Estorílio, relatou que a delegacia tem apenas quatro policiais e dois carcereiros que se revezam no atendimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


Apesar da constatação de feridos na delegacia, eles devem continuar no local, devido a falta de um outro endereço para abrigar estes detentos. O juiz José Orlando Cerqueira Bremer e o promotor público Henrique César Alves Cleto solicitaram à prefeitura de Pinhais uma inspeção detalhada na delegacia, com realização de exames de saúde em cada um dos presos e uma vistoria detalhada por parte da vigilância sanitária, com acompanhamento da OAB Paraná, o que deverá ocorrer no início da próxima semana. Segundo o juiz e o promotor público já foram feitos vários pedidos ao governo do estado para melhorar a situação da delegacia de Pinhais e o atendimento aos presos, sem sucesso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo