Sessenta e quatro pássaros, entre eles espécies como trinca-ferro, azulão, curió, pixoxo e coleirinha, foram apreendidos em operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Insituto Ambiental do Paraná (IAP).
A Operação Sispass Legal aconteceu em cidades dos Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana, além de municípios do Norte. O nome da operação é uma referência ao sistema do Ibama para controle dos criadores. O objetivo foi fiscalizar criadores amadores para combater a criação irregular de aves nativas.
Segundo a assessoria de imprensa do Ibama-PR, foram aplicadas R$ 200 mil em multas por crimes ambientais, como criação de animais sem registro, adulteração de anilhas e presença de plantéis com animais irregulares. Algumas espécies apreendidas estão em risco de extinção.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
O superintendente do Ibama/Pr, Jorge Callado, alerta que os interessados em adquirir pássaros e outros animais, devem procurar criadores autorizados e pedir nota fiscal da compra. ''Esta é uma forma de as pessoas auxiliarem no combate ao tráfico de animais, evitando a retirada de espécies de seu habitat natural, o que gera danos aos ecossistemas'', afirmou Jorge Callado.