A bancada de oposição na Câmara Municipal conseguiu ontem 23 das 20 assinaturas necessárias para o pedido de afastamento do vereador João Cláudio Derosso (PSDB) da presidência da Casa. A lista inclui parlamentares do PSDB, DEM, PP, PSB e outros partidos da base do prefeito Luciano Ducci (PSB), o que indica que Derosso já não conta mais com o apoio de seus antigos aliados para continuar no cargo.
Na véspera, o líder do PSDB, Emerson Prado, que ontem assinou o requerimento, já havia recomendado ao colega que renunciasse ao comando do Legislativo da Capital para evitar a continuidade do desgaste motivado pelas denúncias de irregularidades em contratos de publicidade da Câmara sob a gestão do tucano.
Derosso se licenciou por 90 dias da presidência da Casa no final do ano passado, depois que o Ministério Público o acusou na Justiça de improbidade administrativa, pela contratação de serviços de publicidade, por R$ 5,1 milhões, da empresa Oficina da Notícia, de propriedade de sua atual esposa, a jornalista Cláudia Queiroz, que na época da licitação, em fevereiro de 2006, ocupava cargo comissionado no Legislativo. Ele nega favorecimento, alegando que na época da contratação, os dois não mantinham relacionamento. No mês passado, após o vencimento do prazo, pediu nova licença de 90 dias. (com informações do portal Bem Paraná).