Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Debate

Paraná atinge 71% de coleta de esgoto após dez anos da Lei do Saneamento

Redação Bonde com assessoria de imprensa
24 mar 2017 às 11:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos dez anos da Lei 11.445, estudo realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) sobre situação do saneamento no País, com base na PNAD 2015, mostra avanços tímidos. "O Brasil precisa urgentemente colocar o saneamento como prioridade. Saneamento deve ser prioridade de Estado e não de governo", afirma o presidente nacional da Abes, Roberval Tavares de Souza. Na próxima segunda-feira (27), a Abes apresentará o estudo em Curitiba, no debate "Os Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil". O encontro é aberto ao público.

Segundo dados do estudo da Abes, o Estado registrou em 2015 uma cobertura de água de 90,6%, com 3,5 milhões de domicílios atendidos. Na região, a cobertura é de 88,3%. O esgotamento sanitário na região Sul, em 2015, registrou o atendimento de 65,1% dos domicílios, segunda melhor cobertura entre as regiões do País, atrás apenas da Região Sudeste. No Paraná, a cobertura é de 71%. Com esse indicador, mais de 3 milhões de pessoas permanecem sem acesso ao serviço no Estado, esgotando via fossa séptica não conectada à rede, fossa rudimentar ou outros meios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2015, o serviço de coleta de lixo no Estado apresentou um aumento relativo de 1,1% com relação a 2014, atingindo uma cobertura de 93,9%. Quanto aos filtros de água, o aumento foi de 3,6% no uso dos equipamentos, quando foi registrado o uso por 1,2 milhão de residências.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos


"Apesar de sua irrefutável importância, infelizmente o saneamento ainda é um dos segmentos mais atrasados da infraestrutura brasileira. Em uma escala de desenvolvimento e competitividade, o saneamento só ganha do segmento dos portos, perdendo para rodovias, ferrovias, aeroportos, energia e telecomunicações", ressalta o presidente da Abes.

Publicidade


O engenheiro frisa que hoje, no País, há mais escolas públicas com acesso à internet do que com saneamento: 41%, contra 36%, respectivamente. "Não desmerecendo a relevância do acesso à internet, sobretudo nos dias hoje, o fato de termos mais da metade das escolas do País sem coleta de esgoto, um terço delas sem rede de água e um quarto sem coleta de lixo demonstra a inversão de prioridades por parte de nossos gestores, nos mostra como o saneamento vem sendo relegado nos últimos anos."


O ciclo de debates "Desafios do Saneamento Ambiental" começa às 14h30, no auditório do segundo andar do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), na rua Emiliano Perneta, 174, Centro de Curitiba.

A entrada é franca e para participar, basta confirmar presença pelo e-mail [email protected], informando nome completo, empresa e telefone para contato ou pelos telefones (11) 2737-0118/2737-0119, com Julie.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo