O II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores, que acontece até hoje em Curitiba, reuniu cerca de 250 pessoas, surpreendendo os organizadores. O mercado de games no Brasil é bastante recente, mas já reúne cerca de 30 empresas espalhadas pelo território, sendo metade no Paraná.
O encontro começou na quarta-feira e está sendo realizado no auditório do Centro Integrado de Empresas e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). Há exposições de trabalhos científicos, mini-cursos, rodadas de negócios e feira de produtos. Um dos palestrantes é o editor chefe do jornal alemão MCV, especializado no mercado de jogos, Joachim F. Meyer, que vai fechar o evento com uma palestra hoje às 17 horas.
O congresso foi organizado pela Gamenet, uma rede de empresas de jogos de entretenimento, que se desenvolveu em incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). De acordo com o coordenador da Gamenet, Kazushige Asanome, o governo estadual teve um papel importante para as empresas do setor. Em 2001, havia apenas cinco empresas do ramo no Paraná.
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Hoje, são 15. ''Um dos objetivos do congresso é sensibilizar o governo federal para criar um programa de fomento'', relatou. Os organizadores também querem incentivar o diálogo entre pesquisadores de universidades com a indústria.
Leia a matéria complea na edição desta sexta da Folha de Londrina