A Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba) registrou ontem a quinta morte neste ano provocada por briga entre presos. O detento André Almeida de Carvalho, de 21 anos, matou com 26 golpes de estoque (arma de fabricação artesanal) Carlos Antônio de Oliveira, 30, depois de uma briga no pátio da penitenciária, por volta das 9h30.
Segundo o delegado de Piraquara, Darci Pacheco, a briga entre os dois detentos teria iniciado em outubro do ano passado, por causa de bolas de futebol fabricadas na penitenciária. O delegado informou que, no depoimento, o autor do crime alega legítima defesa.
Carvalho é natural de Belém (PA) e cumpre pena de 20 anos por latrocínio (roubo seguindo de morte) praticado no Paraná. Ele já cumpriu dois anos e oito meses da pena mas, segundo o delegado, como ele foi autuado em flagrante, o tempo de reclusão deve aumentar. Carlos Antônio de Oliveira foi condenado pelos crimes de assalto e latrocínio e já tinha cumprido cinco, dos 19 anos de reclusão.