Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sanepar alerta

Pode ocorrer rodízio de água em Medianeira

Redação Bonde
03 out 2007 às 17:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falta de chuva em Medianeira está comprometendo a vazão do Rio Alegria, responsável pelo abastecimento de água na cidade. Como não há previsão de chuva para a região nos próximos 15 dias, a Sanepar alerta os moradores para que evitem desperdício e reduzam o consumo de água, que aumentou 20% com o início da primavera.

O nível de água do Rio Alegria já está 70% abaixo do normal para esta época do ano. A Sanepar capta praticamente toda a água disponível no manancial. "Embora tenha chovido em algumas cidades da Região Extremo Oeste, em Medianeira a precipitação ficou muito abaixo do esperado", comenta o coordenador industrial da Sanepar, Nilto Pereira. No último mês, no município, choveu apenas 14 mm. Segundo o Simepar, a precipitação normal para a Região Oeste para o mês de setembro varia entre 100 e 180 mm.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na cidade, o único manancial de abastecimento é o Rio Alegria. Está em processo de licitação a contratação de serviços para perfurar dois poços tubulares profundos que deverão suprir a necessidade de água tratada da população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda


Economia - Os técnicos da Sanepar ressaltam que saber usar a água sem desperdícios é uma atitude que demonstra o nível de conscientização de cada pessoa frente a um problema que vem da natureza. Neste momento, é necessário que seja abandonado o hábito de lavar calçadas com mangueira. Onde a limpeza é necessária, a orientação é usar a vassoura e depois água em balde.

Publicidade


Esta água deve ser a já utilizada para lavar roupas, que também serve para lavar banheiros, molhar hortas e jardins. "O reúso da água é recomendado para ser feito sempre. Em períodos de estiagem, deve ser intensificado. Gastando menos, prorrogamos possível rodízio no abastecimento", enfatiza Pereira. A lavagem de carros pode ser feita também com água em balde. Lavagem de fachadas de prédios, por exemplo, pode aguardar a volta da chuva.


A Sanepar recomenda ainda que o tempo de banho seja reduzido. Enquanto os dentes são escovados ou é feita a barba, a torneira deve permanecer fechada. Combater os vazamentos também é uma medida inteligente, pois repercute diretamente no valor a ser pago na conta.

É importante, ainda, que a população informe a Sanepar sobre vazamentos nas ruas ou cavaletes. O contato pode ser feito pelo telefone 115 ou em qualquer posto de atendimento Sanepar. A economia de água só traz benefícios aos consumidores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo