O comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel David Pancotti, apresentou ao governador Roberto Requião um anteprojeto de lei que prevê a substituição dos policiais da ativa atualmente em função administrativa.
O estudo foi apresentado na manhã desta terça-feira, durante a reunião da Operação Mãos Limpas, e prevê o aproveitamento de policiais inativos para as tarefas administrativas. O objetivo é liberar mais policiais para atender a comunidade nas ruas.
Segundo o coronel Pancotti, a preferência é fazer a substituição por policiais inativos, porque eles conhecem a corporação e não demandariam treinamento.
Leia mais:
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
"Mas também poderão ser utilizados funcionários civis e pessoas portadoras de deficiências para as atividades administrativas", disse Pancotti. Atualmente, cerca de 10% do efetivo da Polícia Militar exerce esse tipo de função.
O anteprojeto foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado, para que fosse emitido um parecer jurídico. Depois, será submetido ao governador, que pode decidir pelo encaminhamento, como projeto de lei, à Assembléia Legislativa.