A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) confirmou nesta quinta-feira (6) que cinco presos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP I) serão transferidos para Londrina. Outros dois detentos serão levados para Francisco Beltrão.
O grupo rendeu três agentes penitenciários por volta das 16h30 desta quarta-feira e manteve dois como reféns. O motim teve início na volta do banho de sol dos presos.
Os detentos já haviam exigido a transferência, mas o pedido foi negado pelos juízes responsáveis. Os sete possuem família em Londrina e Francisco Beltrão. Conforme a secretaria, eles reclamavam do isolamento na penitenciária. Pela distância, os parantes não conseguiam visitar os presos.
Leia mais:
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
A transferência foi confirmada por volta das 7h30 de hoje. A Seju ainda não sabe para quais unidades eles serão levados. Mesmo com o benefício, os presos terão a pena agravada por manterem os agentes como reféns.
O motim será investigado. A secretaria adiantou que houve erro de procedimento interno. Uma sindicância com prazo de até 60 dias vai apurar se houve falta de capacitação ou facilitação.
A PEP I tem capacidade para 680 pessoas. Até a manhã de hoje, antes da transferência dos sete, 615 presos ocupavam as celas. A secretaria esclareceu ainda 188 agentes trabalham no local.