A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu neste sábado (30) em Curitiba (PR) um caminhão carregado com toras de araucária, árvore conhecida como pinheiro-do-paraná. Os documentos relativos à carga estavam em situação irregular.
Abordado no quilômetro 596 da BR-376, no Contorno Sul, o caminhão tinha parte da carga mais longa que a sua carroceria. Desconfiados de que o veículo também estava com excesso de peso, os policiais rodoviários federais o levaram até uma balança, em Araucária. Lá, foram constatadas 16,5 toneladas acima do peso máximo permitido para o tipo de caminhão.
Além disso, os documentos fiscais e de origem florestal apontavam 12 metros cúbicos de toras de araucária. Mas a equipe da PRF estimou que o caminhão transportava pelo menos 27 metros cúbicos, ou seja, mais que o dobro do que constava na documentação.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Detido por crime ambiental, o motorista, de 37 anos de idade, foi escoltado pela PRF até a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil, no bairro Bacacheri, em Curitiba.
Extraída em Castro, a madeira seria levada a uma serraria no bairro Umbará, em Curitiba, onde se transformaria em tábuas e vigas para posterior revenda.
Na delegacia, foi aberto termo circunstanciado. O motorista foi ouvido e, na sequência, liberado. O caminhão permaneceu retido. Na segunda-feira (1º), o proprietário do veículo será intimado para prestar depoimento.
Espécie ameaçada de extinção, a araucária ocupava uma área original de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados no Brasil. Hoje, restam menos que 3% desse total.
A equipe da PRF emitiu ainda cinco autos relativos a infrações ao Código de Trânsito, por excesso de peso, tacógrafo não aferido, mau estado de conservação, transportar carga nas partes externas do veículo e falta de equipamento obrigatório.