Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam uma quadrilha de assaltantes de ônibus que agia na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na madrugada de quinta-feira (2), em Curitiba. Três homens foram presos e uma pistola com 20 munições e dois carros que eram usados nas ações criminosas foram apreendidos.
Por volta das 0h50 desta quinta, agentes da PRF realizavam policiamento BR-116 em Curitiba quando notaram que um Fiat Siena branco acelerou ao ver a viatura, iniciando fuga. Imediatamente, os agentes iniciaram o acompanhamento tático ao veículo, que tomou rumo pela BR-476 (Linha Verde).
Durante a fuga, o condutor, dirigindo perigosamente, bateu em outros dois veículos não identificados, causando avarias na lataria. Na altura do viaduto de acesso ao bairro Pinheirinho, o condutor jogou o veículo no acostamento e três ocupantes desembarcaram rapidamente. Um dos passageiros, de 41 anos, desembarcou com uma arma em punho, apontando para a equipe PRF. Neste momento, os agentes dispararam contra o suspeito, na tentativa de cessar a agressão, mas ninguém foi alvejado.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Em ato simultâneo, os três ocupantes fugiram a pé em direção ao bairro Pinheirinho, sendo que dois deles desceram o viaduto através de uma barranco de gramado e o passageiro que estava armado, ao saltar a mureta de retenção do viaduto, sofreu uma queda de aproximadamente 12 metros de altura. Durante a queda sua arma caiu ao solo e a base do carregador quebrou, espalhando as munições pelo chão.
Após a queda, ele permaneceu deitado e não ofereceu mais resistência à prisão, tendo a arma, uma pistola Taurus calibre 380, permanecido ao seu lado, sendo que estava carregada com uma munição na câmara e 19 munições espalhadas pelo chão. A pistola tinha sua numeração raspada.
De imediato a equipe acionou socorro pelo Siate e o suspeito foi atendido por uma ambulância do Samu por volta das 1h15. Cerca de meia hora depois, a ambulância do SAMU chegou ao Hospital do Trabalhador, escoltada pela viatura da PRF.
Ao vistoriarem o Fiat Siena, foi verificado que estava com placas trocadas e na verdade se tratava de um carro com roubo registrado em abril de 2016. Dentro dele foram encontradas três balaclavas.
Outros capturados
Logo após o socorro do ferido, a equipe PRF solicitou apoio para busca dos fugitivos à Polícia Militar, que avistou, no local da fuga, um homem saindo do mato e entrando em um Celta Prata, iniciando assim um acompanhamento do veículo até a cidade de São José dos Pinhais. O veículo parou em um residência no bairro Afonso Pena e um dos ocupantes correu para dentro da residência para evitar a abordagem policial. Neste momento, a equipe entrou no imóvel e efetuou a prisão.
O motorista do Celta também foi preso por auxiliar na tentativa de fuga. Na delegacia, os agentes da PRF reconheceram o homem como o mesmo indivíduo que estava no Siena horas antes. Após consulta aos sistemas constatou-se que os envolvidos possuíam registro criminal por roubo.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, juntamente com um telefone celular e uma carteira com documentos, além de R$ 310,00 do detido, que permanece internado no Hospital do Trabalhador com previsão de alta em sete dias.