As primeiras pistas da Linha Verde, a avenida que a Prefeitura está construindo na antiga BR 116, entrarão em operação em setembro. Elas serão usadas em alguns trechos para desviar o trânsito do leito central da BR, onde começarão a ser feitas as obras de implantação das canaletas dos ônibus que vão formar o sexto corredor de transporte da cidade. A construção da avenida, iniciada em janeiro, está sendo feita sem bloqueio do trânsito na BR por onde passam, por dia, em torno de 45 mil veículos.
A Linha Verde, na etapa em obras, terá 9,4 quilômetros de extensão, em linha reta entre o Jardim Botânico e o Pinheirinho, atravessando dez bairros. As obras se estendem ao longo de todo o trecho exigindo atenção dos motoristas. Em diferentes fases e estágios, há obras de drenagem, terraplenagem, escavações, pavimentação e meio fio, nas marginais e nos canteiros
A nova avenida terá canaletas do transporte coletivo na via central, pistas marginais com três faixas de tráfego em cada sentido, e pistas locais, de acesso ao comércio e aos bairros da região. Ao longo da avenida haverá faixas de estacionamento. Oito estações de embarque e desembarque serão construídas neste trecho, facilitando a integração de linhas alimentadoras que cruzam a BR.
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Na extensão da Linha Verde também haverá ciclovia, paisagismo com 2.600 árvores, parque linear e quatro binários que farão a "costura" entre os dois lados da avenida, garantindo a travessia segura de veículos e pedestres. A obra, um investimento de R$ 121 milhões, faz parte do Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com informações da Prefeitura de Curitiba