Uma ação diferente mobilizou professores e servidores da rede estadual de ensino neste sábado (21), em Florestópolis, no norte do Paraná. Mais de 100 profissionais compareceram em frente à prefeitura da cidade para coleta de sangue em reposição dos estoques baixos do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL).
Segundo informações do IHEL, foram coletadas mais de 60 bolsas de sangue durante o evento. Rogério Assunção, responsável pela captação externa de doadores do Instituto, conta que apesar do calendário das captações externas do IHEL estar cumprido, o pedido dos professores foi atendido e o ônibus de coleta estacionou em Florestópolis por cinco horas nesta manhã. "Com os kits disponíveis foram coletadas um total de 61 doações", completa. Assunção esclarece, ainda, que o pedido dos servidores estaduais foi muito bem-vindo ao IHEL, uma vez que nos meses de janeiro e fevereiro, devido às férias e feriados, os estoques de sangue ficam em baixa.
De acordo com o professor Carlos Henrique Andrade, um dos articuladores do movimento, a ideia de reunir os profissionais paralisados para doar sangue surgiu durante conversas do grupo pelo aplicativo social WhatsApp. O evento teve por objetivo conscientizar sobre a importância de doar sangue e, também, esclarecer para a comunidade os motivos da greve geral.
Leia mais:
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Os servidores estaduais estão em greve, desde o início do mês, devido às medidas de austeridade e aos atrasos em pagamentos por falta de recursos no Governo do Paraná.