As mensalidades dos 48 cursos ofertados pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) tiveram um reajuste médio de 5% em relação ao ano passado. O anúncio sobre as mudanças previstas na instituição em 2001 foi feito pelo reitor Clemente Ivo Juliatto.
Os novos valores ainda não foram discutidos com os representantes dos estudantes. Em novembro, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) chegou a promover uma manhã de paralisação total das aulas para reivindicar uma redução nas mensalidades de 28,3% a partir deste ano.
Segundo o reitor, ainda neste mês a entidade deve se reunir para discutir o assunto com os estudantes. ""Nós estamos fazendo o maior esforço para atender os alunos, tanto que o reajuste aprovado é até mesmo inferior à inflação do ano, mas é impossível reduzir os valores sem comprometer a qualidade dos cursos"", disse.
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
A redução de 28,3% reivindicada pelo DCE corresponde à diferença entre os reajustes praticados pela universidade e a inflação nos últimos anos.
O que a universidade deve fazer, de acordo com o reitor, é buscar meios que facilitem o pagamento das mensalidades pelos alunos, como as bolsas de estudo e o estágio remunerado.