Três automóveis conversíveis de luxo pertencentes a contribuintes que se utilizavam de interposição fraudulenta de pessoas foram apreendidos pela Inspetoria da Receita Federal do Brasil, em Curitiba, nesta terça-feira (21).
Segundo informações da rádio Banda B, a Receita informou que o golpe funcionava da seguinte forma: as pessoas físicas cediam ou emprestavam seus nomes para acobertar os reais importadores dos bens e simulavam a realização das importações, quando, na verdade, as mesmas operações eram realizadas por pessoas jurídicas. Além disso, os infratores não efetuavam o pagamento do IPI e se dirigiam ao Poder Judiciário para requisitar a não-incidência do imposto, já que se tratava de pessoas físicas.
Com base nesse argumento, eles alegavam que tais aquisições seriam para uso próprio e assim, indevidamente, obtinham medida judicial favorável para o não pagamento do imposto.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Os veículos apreendidos são dois Chevrolet Camaro 2011 e uma Ferrari Califórnia 2011. O valor de mercado estimado dos bens é de cerca de R$ 1,6 milhão. A investigação durou cerca de cinco meses e, após análise de conferência física, a Receita Federal concluiu a investigação e realizou as apreensões. (com informações da rádio Banda B)