O governador Roberto Requião (PMDB) anunciou na segunda a extinção de 43 cursos nas cinco universidades estaduais do Paraná. Para Requião, a criação desses cursos, que aconteceu entre 2000 e 2002, na gestão de Jaime Lerner (PSB), não foi acompanhada de previsão orçamentária e didática.
A decisão, na prática, cancela este ano os vestibulares para ingresso nesses cursos e os alunos que já estão estudando vão poder se formar. As universidades ainda vão ter a chance de apresentar justificativas ao governo estadual para manter os cursos.
''Isso é mais caso de polícia do que de ensino superior'', afirmou o governador sobre a criação dos 43 cursos. O governo estadual ainda não divulgou quais os cursos que serão extintos. Contudo, quase metade deles (21) são da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Leia mais:
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
O argumento do governo do Estado é que não há recursos e professores suficientes para manter os cursos. Segundo o governador, as universidades estaduais consomem cerca de R$ 450 milhões de recursos do Estado.