A Secretaria de Meio Ambiente multou nesta terça-feira (5) um restaurante no centro de Maringá por crime ambiental. O valor da multa é de R$ 5 mil. O restaurante, que é grande gerador de resíduos, vinha deslocando o conteiner de lixo para frente de um prédio público e nos últimos dias estava depositando o lixo diretamente na calçada.
Uma empresa contratada pelo restaurante coletou mais de 700 quilos de resíduos, boa parte depositada no local há pelo menos quatro dias.
Desde o último dia 1º de janeiro a Prefeitura não coleta mais os resíduos de grandes geradores – estabelecimentos que geram 50 quilos ou 100 litros ao dia. "O estabelecimento vinha cometendo um crime ambiental, recebeu a multa e terá que se adequar, inclusive limpar a via onde estava depositando os resíduos", disse o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Viotto.
Leia mais:
Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná
Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira
Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso
Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina
Ele revelou que além das evidências da origem do lixo, a fiscalização localizou notas fiscais do estabelecimento no meio dos resíduos. "O vigilante do prédio público revelou ainda que era normal o estabelecimento deslocar o conteiner de lixo para o local, dentro da área reservada para o estacionamento de motocicletas, em frente ao prédio público", disse Viotto.
As secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos estão acompanhando a coleta e destinação do lixo dos grandes geradores, e em caso de irregularidades, os estabelecimentos serão multados. Serão multados também os estabelecimentos que deslocarem os resíduos para outros locais.