O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do Litoral começa a funcionar nesta sexta-feira (22), logo depois da habilitação do serviço pelo Ministério da Saúde. A estrutura já foi organizada com a contratação e capacitação dos profissionais de saúde.
De acordo com o diretor de políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak, nesta quinta (21) e sexta-feira (22) técnicos do Ministério da Saúde visitarão as instalações do Samu para avaliar se o serviço está apto a começar a funcionar. "As vistorias técnicas na central de regulação, bases de apoio logístico e ambulâncias são pré-requisitos para a habilitação do Samu", explicou. A partir do aval do governo federal o serviço já pode entrar em funcionamento.
O sistema contará com uma frota de seis ambulâncias de simples remoção e uma UTI móvel para atender cerca de 270 mil pessoas, distribuídas em sete municípios da região.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
TREINAMENTO - Na segunda (18) e terça-feira (19) foi realizado em Paranaguá o curso de regulação médica para os profissionais que trabalharão no Samu do Litoral. A capacitação reuniu cerca de 80 profissionais (médicos, enfermeiros, motoristas, telefonistas e outros técnicos) que farão parte do atendimento à urgência e emergência na região.