Um projeto encapado pelo Sebrae Norte Pioneiro e órgãos parceiros, como o IDR-PR, aposta na profissionalização da apicultura em pequenas propriedades da região para gerar maior desenvolvimento territorial aliado ao desenvolvimento sustentável.
Com apicultores em todos os municípios da região, a ideia é desenvolver ações integradas que resultem na criação de um ambiente favorável para os produtores.
O estímulo ao associativismo, suporte para capacitação e até caravanas para conhecer a produção de mel em outros centros onde a cultura está em um grau de desenvolvimento considerado avançado fazem parte do leque de iniciativas realizadas.
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Para o consultor do Sebrae Norte Pioneiro, Odemir Capello, uma cadeia do mel devidamente estruturada teria condições de contribuir significativamente para a ampliação da renda de centenas de produtores em toda região.
“O objetivo desse projeto é ter o mel como um importante aliado ao desenvolvimento sustentável do Norte Pioneiro. Temos na profissionalização da apicultura uma expectativa alta. Então é criar um processo dentro de todo um contexto que já tem sido trabalhado na região com produtos diferenciados para gerar sustentabilidade e desenvolvimento territorial”, explica o consultor.
“Temos produtores de mel em todos os municípios da região. Precisamos potencializar essa produção, estruturar e organizar nossos produtores. Já nessa Ficafé e Feira Sabores vamos ter um espaço muito bom destinado ao mel e acreditamos bastante nesse projeto”, completa.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: